Material e métodos
Este estudo é desenvolvido em uma área de mata nativa e uma cerca contínua a ela, no Bairro do Varjão. É uma mata secundária, alagada, já muito utilizada para pastoreio e com forte interferência humana, como derrubada de sub bosque e até mesmo algumas pequenas queimadas e a retificações de seus cursos dágua. A forte presença da árvore conhecida por pau-cambui, que deu o nome a nossa cidade, e de inúmeras outras, que, mesmo não estando em perigo de extinção, podem contribuir para o aumento do fornecimento de alimentos para a avifauna que dela se alimentam.
Este estudo requer um período de no mínimo um ano, com visitas periódicas ao local, para que se conheça sua época de floração e quais são seus agentes, tanto de polinização e de dispersão de sementes.
Amostras de folhas, flores e frutos serão recolhidos, arborizados e mantido um pequeno acervo para futuras comparações de estudo. Uma parte das sementes, com todas as informações biológicas possíveis, serão entregues a alunos, para que possam reproduzi-las em suas casas e no ano seguinte , serão plantadas em áreas pré determinadas.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigado por seguir nosso blog Orquídeas Flores Perfeitas.
ResponderExcluirO teu blog tem um conteúdo interessante.
Parabéns.
Abraços
Rinaldo/Val